Facetas da educação

Esquecido no calendário, o dia 15 de Outubro é considerado o Dia do Professor no país. Não vemos campanhas, artigos ou o destaque necessário para o ato de lecionar. Ato importantíssimo e que, infelizmente, sempre é banalizado pela sociedade e pelos seus governantes.

Possuímos consciência de que a educação no Brasil deve passar por grandes reformas de gestão e aprimoramento através de professores e escolas qualificadas, mas não é o que vemos na prática. Há professores acomodados e com o conhecimento da década passada, desatualizados e com poucos cursos de aperfeiçoamento, retardando o ensino/aprendizagem em sala de aula. Escolas sem recursos e sem apoio a cultura tornam-se maçantes e gera futuros cidadãos carentes nos setores criativos, intelectuais e sociais. Saber ler e calcular não é o bastante, professores devem estimular a interpretação de fatos, acontecimentos da atualidade, fazer com que haja compressão sobre o porquê do mundo estar como está, o porquê do Brasil estar em processo de mudança através dos protestos e paralisações, desbravar a Constituição Federal e apresentar as “gambiarras” da Republica. 

 

Fonte: Chargeonline

Ter a titularidade de docente não é somente exercer uma profissão, é criar mentes e auxiliar na construção de uma identidade dentro da sociedade. Você só está lendo este artigo, pois passou pelos ensinamentos de algum professor. A presidente, os ministros, os advogados, o encarte que foi colocado dentro da sua caixinha de correio foi escrito por alguém que já passou pelos ensinamentos de algum professor. Há sim pessoas analfabetas funcionais, pessoas que conseguem negociar e até mesmo iniciar um negócio próprio sem nunca ter pisado os pés numa escola, mas como disse, lecionar é um ato muito maior do que transmitir conhecimento, é gerar humanos pensantes e que consigam aguçar o lado crítico, social e moral.

Não é todos que nascem em “berço de ouro” e possuem mãe e pai, comida e respeito dentro de casa, há famílias carentes de afeto e de higiene, problemas financeiros e com distúrbios psicossociais, transformando o professor na única base do aluno, vulgo, futuros cidadãos brasileiros. Ser professor é estar apto a enfrentar várias realidades e estar disposto a trabalhar sobre todas elas, sem distinções.


Fonte: Tiras Armandinho

Estamos cansados do dialogo repetitivo e sofrido de que o salário não compensa os esforços de lecionar, – é pura verdade –, professores também possuem uma vida fora das instituições de ensino, mas os mesmos não devem abandonar os objetivos que o levaram a seguir esta profissão. Eu como docente, ingressei na carreira acreditando que poderia auxiliar na construção de um país melhor, que fuja do sensacionalismo barato e crie pessoas racionais e autônomas, que não sejam enganadas pelo governo e pela mídia. Acredito que o Brasil não está atrás de nenhum país, o potencial está presente, mas deve ser lapidado para que possa se tornar visível e exemplar aos olhos do mundo. 

“No Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra que não há professores não pode haver imperadores”.

No início do ano a frase citada a cima caiu nas redes sociais do Brasil e se tornou contagiosa nos “diplomáticos” de plantão, o quê não passa de ilusão. É verdade que os professores no Japão são respeitados e possuem grande cargo dentro do sistema social e cultural do país. Professores da rede pública e privada, ambos são concursados e ganham relativamente bem para os padrões japoneses e são altamente respeitados, mas autoridade máxima é o Imperador. Tal mentira tornou-se sólida entre os brasileiros para enraizar a cultura de que o professor é a chave fundamental para a evolução gradativa de um país. Novamente a sociedade se apoia em mentiras, se apoia em outras culturas para sanar/ocultar os próprios defeitos que devem ser apresentados e solucionados de forma funcional e de acordo com o perfil de nossa bagagem cultural.


Fonte: -

Esquecido ou não, ser docente é algo digno de atenção especial, porque para chegar no auge social ou profissional, o caráter foi desenvolvido ao longo dos anos escolares e o seguirá até o dia de sua morte. 

Agradeça mentalmente aos seus professores por ler este artigo e refletir sobre cada palavra lida. Ninguém é feito somente de carne e osso, também somos feitos de escolhas e intelecto, por isso prezo sobre a valorização da docência e por um ensino de qualidade seja nas escolas públicas ou privadas. Seja nos anos iniciais ou no mestrado.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CONDAMNÉ All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates